top of page

Desenvolvendo uma Boa Memória


Nas aulas de ballet trabalhamos ativando vários tipos de memória, e isso auxilia no processo evolutivo cerebral.


Hoje falaremos da memória visual, pois a imagem possui um grande poder diante às nossas lembranças, e quando ativada, poderá também fazer parte da memória de longo prazo.



As pequenas bailarinas dançando no vídeo acima, é um pequeno exemplo do trabalho com imagens.

Em aula foram estimuladas as lembranças de algumas histórias infantis., e delas foram escolhidos alguns objetos para serem utilizados na coreografia.


Vejam que as crianças reagem por memória conforme o objeto mostrado. Para a rosas elas lembram do jardim da Bella e a Fera e interpretam suspirando com o suposto perfume da flor. Após as bailarinas fogem e rejeitam o sapinho, e em seguida jogam beijinhos para ele, pois lembraram da Princesa e o Sapo. A maçã as meninas associam à Branca de Neve, e protegem a boquinha para não comer, e logo se livram da fruta.


Além deste exemplo, há muitas outras formas que trabalhamos a ativação da memória em aula para todas as faixas etárias.


A memória é uma das funções executivas, da região que se localiza no lóbo frontal do cérebro. Essa região é a que mais demora para amadurecer. Só estará pronta lá na adolescência. Apesar disso devemos sim, estimular a memória de forma progressiva desde as crianças pequenas.


Estímulos certos, colaboram para uma infância feliz, tornando a criança melhor preparada para a dança, para a vida escolar e vida adulta.


Então, se você quer um ballet com muitos estímulos, envie uma mensagem no direct ou pelo Whatsapp!! Link na bio.



Whatsapp (51)94100353

2 visualizações0 comentário
bottom of page